top of page

     O avanço progressivo e implacável da soja no Pampa em nome da visão utilitária do capital financeiro tem sido gerador de impactos sociais, econômicos e ecológicos irreparáveis, como a perda da biodiversidade, a concentração fundiária, a geração de desigualdades e a exclusão de populações rurais. Os problemas relativos a essa dinâmica de reordenamento espacial tem legitimado a territorialização crescente do capital sobre o Pampa, o exige, de forma urgente, ações que sensibilizem e alertem a sociedade para os riscos desse modelo depredatório de desenvolvimento, a fim de criar mecanismos que possam frear e superar o seu processo em curso.

 

     Nesse sentido, o “I Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Territorial do Pampa: a Soja a Sustentabilidade em Questão” pretende criar um espaço de discussão que alerte sobre os perigos e ameaças ligadas à produção de soja no Pampa. Pretende-se, assim, estimular um debate que valorize os processos históricos e as experiências socioculturais das populações locais que definem seus modos de vida a partir de relações não dicotômicas com a natureza. Por outro lado, o evento visa promover uma efetiva sensibilização que conceba o Pampa, frente às novas dinâmicas de desenvolvimento geradas pela ação do capital, como sujeito detentor de direito em todas as suas formas de vida, tendo o direito de existir, regenerar e persistir.

 

   O Seminário soma-se aos esforços de outras experiências (congressos, simpósios, seminários) que têm sido realizadas nos últimos ano no Brasil, Uruguai e Argentina dedicadas a promover a reflexão e análise do Pampa ameaçado.

 

     O evento é organizado por um conjunto de instituições parceiras do Brasil e Uruguai, entre as quais, aUniversidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Universidad de la República Uruguay (UDELAR), Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos em áreas de Reforma Agrária (COPTEC), Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste Ltda(COPERFORTE),  Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Pampa (NEDET/PAMPA).

SOBRE

Altacir Bunde (UNIPAMPA – Santana do Livramento)

Anor Aluizio Menine Guedes (UERGS – Santana do Livramento)

Antônio Israel Lima Susviela(COPTEC - Santana do Livramento)

Cassiane da Costa (UERGS – Santana do Livramento)

Cláudio Becker (UERGS – Santana do Livramento)

Felipe LeindeckerMonteblanco (IFSUL – Santana do Livramento)

João Henrique Picollo (COPTEC - Santana do Livramento)

Jonas Picollo (COPERFORTE)

Leandro Fernandes Mendes (UERGS – Santana do Livramento)

Leonardo Alonso Guimarães

Márcio Zamboni Neske (UERGS – Santana do Livramento)

Marco Antônio Luncks de Almeida (UERGS – Santana do Livramento)

Pablo Javier Diaz Amarilla (UDELAR – Tacuarembó)

Renata Allende (UERGS – Santana do Livramento)

Rodolfo Franco (UDELAR – Tacuarembó)

Rodrigo Galarza(UERGS – Santana do Livramento)

Rosi Lima (COPERFORTE)

Ruben Cruz (UDELAR)

Silvia Carambula

COMITÊ ORGANIZADOR

bottom of page